sexta-feira, 24 de junho de 2011

Coalhada

Não, não é complicado. E não tem tanta frescura... Depois, serve pra um monte de receitas de comida árabe.

Gosto de fazer à noite.

3 l de leite (pode ser de caixinha, desnatado, não precisa ser de saquinho)
1 pote de coalhada (eu compro no supermercado mesmo)

Colocar o leite eu muma panela e esquentar até você quase não aguentar ficar com o dedo (mas tem que ser uma temperatura que você ainda aguente).
Misturar a coalhada até ela dissolver toda.
Enquanto isso, esquente o forno um pouquinho e desligue.
Colocar a mistura em um pode de vidro com tampa.
Colocar esse pote no forno morninho, fechar a porta e esquecer que ele existe até amanhã. Não é pra ficar abrindo a porta do forno pra ver se está dando certo!!!!!

Amanhã tá pronto!

Agora é só guardar um potinho dessa pra fazer a próxima.

Farinha integral

Bom, comecei a usar farinha integral em algumas coisas.

Tenho colocado ou um terço ou metade do que a receita pede de farinha integral e o resto de farinha branca. Ela é bem mais pesada, mas acho que dá uma consistência boa no final. Só tem que ver se não preceisa colocar um pouquinho mais de líquido nas massas.

Pra fazer a panqueca, eu tenho colocado 3 colheres de sopa de farinha integral e 3 de farinha normal, por exemplo. E um pouquinho a mais de leite. Fica delícia, e a textura diferente que a farinha itegral dá é bem bacana.

Quando eu vou fazer um bolo, uso 1/3 da integral, fico com medo de a massa solar.

Estou gostando dos resultados...

terça-feira, 14 de junho de 2011

Feijoada da Patinha - Parte 2

Agora vem a trabalheira...

Cobrir as carnes com água e colocar para ferver. Quando levantar fervura, jogar a água fora. Colocar mais água, ferver de novo, jogar fora outra vez.
Agora, acho que fica melhor se separar as costelas, que cozinham mais rápido. Colcar o resto para cozinhar com o louro e a cebola e o bacon. Conforme a gordura sobe, eu gosto de retirar com uma concha.
Enquanto essas coisas acontecem, pode preparar a linguiça e o paio. Descascar o paio e cortar em rodelas. Da linguiça eu não tiro a casca.
Depois que as carnes estiverem cozinhando por mais ou menos 3 horas, colocar o feijão, as costelas, a linguiça e o paio. Se precisar, e normalmente precisa, pode colocar mais água. Agora vai subir um monte de espuma e gordura. Eu tiro tudo. Agora é só deixar ferver mais umas 2 ou 3 horas, sempre olhando de 20 em 20 min para tirar a gordura que sobe. Se quiser, no fim pode colocar uma laranja bahia cortada no meio para ferver por mais ou menos uma meia hora e depois tirar.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Feijoada da Patinha - Parte 1

As carnes:

3 kg de carne seca
2 kg de lombo
2 kg de costela
1 kg de bacon
1 kg de paio
1 orelha (beeem opcional, eu sempre "pesco" e jogo fora antes de servir...)

O resto:

2 kg de feijão preto
1 laranja bahia
vááááárias cebolas
alho
louro
uma pimentinha


Lavar a carne seca, a costela e o lombo (e a orelha) para tirar o excesso de sal. Limpar bem, tirando toda a gordura que conseguir. Dá o maior trabalho, mas vale a pena. Cortar (menos a orelha) já do tamanho para cozinhar e colocar de molho pra dessalgar. Eu costumo começar o processo umas 36h antes de ir para a panela e troco a água umas 4 ou 5 vezes. Pro resto das carnes, geladeira. Isso já fiz ontem. Hoje vou escolher o feijão e deixar de molho até amanhã.