sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Peru com alecrim e limão siciliano

Já tinha feito ano passado, fiz de novo esse ano, foi sucesso.


O peru que eu usei foi desses "assa fácil", que podem ir pro forno congelados mesmo. Mas eu dei uma descongelada antes, não aguentei. É bico, ele vem num saco desses de assar, é só colocar na assadeira e deixar no forno por umas 2 horas, segundo eles. 

Depois das 2 horas da embalagem (os meus tinham uns 4kg e pouco), eu tirei do saco e coloquei numa gradinha e voltei pra assadeira. Misturei azeite, um pouquinho de sal, raspas de limão siciliano (usei 2), o suco dos limões e alecrim picado. Pincelei o peru todo com esse azeite, coloquei os limões que eu tinha espremido dentro da cavidade, coloquei meia garrafa de vinho branco na assadeira e voltei pro forno por mais uma hora e meia, regando com o líquido da assadeira, até ele ficar com a cor bem bonita. (Se tiver aquela resistência "grill" ajuda)

Depois de tirar do forno, coei o caldo do fundo da assadeira numa panela, misturei um pouco de molho de romã (é usado em comida árabe, é sensacional, vale a pena) e maisena, engrossei, acertei o sal e o molho tava pronto. 

Isso tudo demora uma eternidade, mas fica lindo e com gosto marcado do limão e do alecrim, perfumado, bom pra burro. Fez diferença e agora devo ficar responsável pelo peru nos Natais da vida toda.